um post metalinguístico

Penso em muitas coisas sobre este blog: o que faço com ele, o que ele faz comigo, os leitores, os possíveis diálogos que os textos criam com outros textos, as coincidências, as surpreendentes coisas que escapam do controle daquele que cria etc.
E o que eu quero dizer agora é só um desabafo sobre um pensamento recorrente que me assalta geralmente quando chego à metade do texto que estou escrendo: “Não vai ficar bom. É melhor desistir por enquanto.” São poucos os textos sob os quais esse julgamento não passou; são muitos os que estão na pasta de rascunhos ou foram jogados fora graças a ele; e o resto é a maioria dos que estão aqui publicados mesmo com o estigma desse pensamento.
Primeiro eu penso que este blog é um espaço do “por enquanto” (já disse que ele é mais um exercício de escrita.); muitos textos estão incompletos ou simplesmente não estão bons e que é preciso mais tempo para que eu consiga lapidá-los. Depois eu penso que mesmo com o tempo, o máximo que eu vou conseguir é deixar os textos mais aceitáveis do que estão hoje e que, via de regra, eles nunca estarão completos.
Dá uma tremenda vontade de desistir e deixar pra lá esses textos tortos, de jogá-los na fogueira e esquecer de vez essa brincadeira de escrever. Mas… não dá.
E, por isso, por birra contra o pensamento que diz “joga fora, deixa pra lá, guarda com os rascunhos”, eu exponho o texto torto aqui – tendo fé que um dia eu volto a ele para corrigi-lo e completá-lo; sabendo que, no máximo, eu apenas vou deixá-lo um pouco mais aceitável.

Outro dia eu desabafo o pensamento “o escritor escreve um texto; o leitor lê outro texto.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: