O Hoje

A luz do Sol, através da janela do banheiro, enquanto eu estava dos dois lados do espelho, apagou o fio que me prendia a ordenação do mundo…
(Como explicar?)
Que o dia se revelou, num instante entre vazios, um manto de linha branco e sem costura alguma. Hoje foi, nesse breve soluço da realidade, um presente perfeito. Um dia sem data e sem nome. E como poderia ser de outra maneira, se não havia mais (se nunca teria havido!) calendários nem relógios? Hoje, então, um dia sem lembranças, sem promessas… Cerimônias e agendas e porta-retratos e expectativas, tudo isso a luz apagou.
E, no banheiro de azulejos azuis, dos dois lados do espelho, eu não estava. Não estivera. Não estaria. Mas ainda havia o banheiro, o espelho e a janela através da luz. E, fora, ainda mais: as casas, as calçadas, as árvores, as nuvens, o vento e o silêncio do mundo sob a luz. No banheiro, entre o espelho e a janela, a luz. E, na luz, a poeira dançando o mesmo balé mudo das estrelas. Eu era (serei?) essa poeira. Ou apenas um grão. Acho que eu fui (enfim…) feliz.
Foi num abismo entre milésimos de segundos. Porque o Sol, a trilhares de palmos do banheiro, se moveu quase um milímetro e, por isso, a luz através da janela brilhou diferente. O reflexo dela no espelho piscou como um pequeno corte, em todos os lados, no fundo das minhas retinas. E eu me lembrei de você e de que há muito você não está aqui. Eu quase tive algo parecido com saudade. Sabe? (Eu não sei…).
Quando uma nuvem cobriu a luz do Sol, eu saí do banheiro pensando que, nesse mundo, a gente vai sendo as nossas ausências.

Deixe uma resposta

